segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Aqui, anos passados...

Examinando, um dia, os objetos antigos da avó. Bianca viu um enorme baú no canto do quarto.

- Vovó, o que você guarda aqui?
- A vida, menina, a vida...
- Posso ver?
- Nunca abra esse baú! Nem sempre as coisas passadas são agradáveis.

A avó de Bianca parecia saber tanto, mas falava tão pouco. Diversas foram as vezes em que a garota tentava arrancar dela informações sobre o passado, sem nenhum sucesso...mas, como curiosidade era coisa que ainda existia no ano 2000, a menina resolveu certa manhã, aproveitando um descuido da avó, abrir o baú e verificar seu conteúdo.

Vagarosamente, como num ritual, ergueu a tampa e, pouco a pouco, foi retirando os objetos.

- Meu Deus! Que coisas estranhas! De onde vêm essas bugigangas?

Nas mãos, uma caixa de madeira com cordas esticadas, de onde se desprendiam sons, a encantava. O que seria aquilo? Um pauzinho mágico que riscava, um frasco pequeno onde se lia: desodorante. O que poderia feder tanto no passado? Perguntava-se a menina, já que na sua época não existia mau cheiro.

De repente, um susto...uma touca para duas cabeças!
- Nossa! No século XX, as pessoas deviam ser monstros!

A avó subitamente entrou no quarto e viu todos os seus objetos jogados pelo chão. Surpresa com tantas coisas já esquecidas, resolveu relembrar.

As duas passaram a tarde envolvidas com lembranças da velha senhora, até que...
- Vovó, o que é isto?
- Ora, é um gravador, minha neta.

Ligaram o aparelho e a voz que se ouviu foi a de um homem a fazer uma declaração de amor: "Querida, venho trazer-te o meu adeus sincero. O último adeus, a minha despedida desses anos tão bem vividos. Para ti, que tanto amei, deixo meu violão e serenatas pelo ar. Algum dia ele será objeto estranho. A caneta com que te escrevo, no futuro será um néon ou laser. Meu pequeno frasco de colônia, que tantas vezes perfumou nosso quarto, talvez seja motivo de piada nos anos 2000. Um beijo ardente deste amor. "Rodolfo".

- Ué, vovó, no ano 2000 não existem declarações de amor!
Escolhemos nossos companheiros por computador.

- É o que vocês têm no peito em lugar de um coração. Que pena!
Você perdeu o melhor da vida.

- E o baú? Devo fechar ou você ainda vai reviver o passado?
- Feche-o. O passado está dentro de mim. O baú é apenas um símbolo. Aqui, anos passados...

8 comentários:

Andre Mansim disse...

Marcio, seu texto me fez lembrar de coisas antigas e até da minha avó... Legal cara, parabens!

luciana disse...

adorei o texto...ja me peguei revirando minhas caixinhas de bagunça com cartas, lembranças e tudo mais. a gente volta ao passado.

KP disse...

Adorei o texto muito,me q o futuro, não seja assim tão deprimente.
bjuss

Nathacha disse...

Creio que os sentimentos nunca mudam , apenas os instrumentos e as formas que demonstramos ele
http://www.medicinepractises.blogspot.com/

Luiz Scalercio disse...

belissimo texto ,
como e bom recordar as coisas
lindas que vc guarda numa caixinha,
pra sempre.

Jeff Silveira disse...

muito legal seu texto
Boa semana estou te seguindo

Caroline disse...

Bateu uma nostalgia...

Samir disse...

Belo texto, Márcio. Com toda essa correria e excesso de informação dos dias de hoje, muitos sentimewntos deixar de vir à tona, prevalecendo sempre a razão. ótimo post para refletir.

Abraço.

Seguidores